Conheça os 4 p´s do sucesso

Propósito – Tem a ver com sua missão de vida, sua razão de existir nesta Terra. O propósito está acima das metas, é o que dá sentido à sua vida;
Planejamento – Planejar significa pensar antes de agir. Depois que você descobre seu propósito, a pergunta a seguir é: O que eu preciso fazer para atingir minhas metas e cumprir meu propósito de vida?;

Preparo – O preparo é o mesmo que estudo, treino, trabalho, qualificação. Sem preparo, não chegamos a lugar algum, precisamos fazer a nossa parte. Thomas Alva Edson disse que: “Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”;

Persistência – Que é um reflexo da determinação, obstinação. Persistir é continuar enquanto a maioria desiste. A persistência está intimamente ligada ao comprometimento e ela deve ter na base, o estabelecimento de uma meta. Persistência sem meta é teimosia.

CRIE PEQUENAS VITÓRIAS A CADA DIA!

De acordo com Greg McKeown, autor do livro “Essencialismo”: “Pesquisas mostram que, de todas as formas de motivação humana, a mais eficaz é o progresso. Isso porque uma pequena vitória concreta dá impulso e aumenta a fé no sucesso futuro”.

McKeown cita o artigo “One more time: how do you motivate empoyees? (Mais uma vez: como motivar funcionários?), de 1968, considerado um dos textos mais populares de todos os tempos da revista Harvard Business Review, Frederick Herzberg revela dados de pesquisa mostrando que os dois principais motivadores internos são a realização de algum feito e o reconhecimento recebido pela realização.

O segredo portanto, é criar pequenas vitórias a cada dia.

Comece pequeno e vá subindo degrau a degrau a escada do sucesso.

A autoconfiança é um resultado que se obtêm pelos resultados que você conquista todos os dias.

10 PENSAMENTOS DE WILLIAM JAMES

William James foi um filósofo e psicólogo americano e o primeiro intelectual a oferecer um curso de psicologia nos Estados Unidos, considerado o “pai da psicologia americana”.

Vejamos 10 pensamentos de William James:

“A maior arma contra o estresse é nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés de outro”;
“A maior descoberta da minha geração foi a de que o ser humano pode alterar sua vida alterando sua mente”;
“ A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar”;
“ O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”;
“ O pássaro não canta porque está feliz, mas sim está feliz porque canta”;
“Pessimismo leva à fraqueza, otimismo ao poder”;
“Aja como se o que você faz fizesse diferença, porque faz”;
“O de quer que nos encontremos, são os nossos amigos que constituem o nosso mundo”;
“O otimismo é como a saúde da alma”;
“Faça com que as coisas aconteçam. Nada é mais exaustivo do que a eterna pendência de uma tarefa incompleta”.

Gilberto Suzuki

Mestre em Administração – Gestão de Marketing, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Unama, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA –UFPA.

Consultor credenciado pela ONU/SEBRAE como Instrutor do Seminário “Empretec “ (Treinamento Avançado para Empreendedores). Instrutor Credenciado – Sebrae Nacional do Gestão Financeira, do Controle à Decisão.

Coach pelo International Association of Coaching Institutes (ICI), Coach Senior e Master Coach pela Ricoaching.

Professor tutor da Fundação Getúlio Vargas, MBA Online, Autor do Livro “Otimismo para pais, professores e estudantes”, 2ª. Ed.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *