15 características que todo líder deve ter

Mas o que faz de um excelente líder? Para muitos, a liderança é natural e deriva de uma capacidade inata de assumir o controle de uma situação e buscar o melhor resultado possível para todas as partes envolvidas. Para outros, é um talento especial que é cultivado e cresce todos os dias.

1. Relacionar

Sempre achei que os melhores líderes são aqueles que sabem como se relacionar com todas as pessoas. Parece óbvio, mas nem todo mundo tem essa característica. Ser capaz de estar em uma sala e se conectar com todos em algum nível não é o mais fácil. E é importante porque, se as pessoas sentirem que podem se relacionar com seu líder, permanecerão com elas nos bons e maus momentos.

2. Maturidade

Embora sejam genuínos, éticos e carismáticos são excelentes habilidades para um líder, o traço que geralmente é esquecido é a maturidade. Tomar decisões esclarecidas e esclarecidas, dar conselhos que ajudem a empoderar os outros e recusar deixar que as emoções governem são sinais de um líder maduro. A maturidade é uma maneira de construir  confiança. Não vem com a idade, mas com a atenção plena e a aceitação de erros como ferramentas de aprendizado.

3. Resiliência

A capacidade de se recuperar de situações difíceis é ideal para um líder, pois fornece a confiança e a segurança de que a equipe pode precisar para avançar. Ser resiliente também significa encontrar outras soluções, que podem incentivar a equipe a fazer o mesmo.

4. Responsabilidade

Um grande líder sabe como e quando assumir a culpa e a responsabilidade sobre sua equipe. Idealmente, os membros do grupo são responsáveis ​​pelo que estão fazendo individualmente, mas quando um líder avança e compartilha essa responsabilidade em um momento em que as coisas podem não ter sido tão boas, isso ajuda a equipe a melhorar na próxima vez. 

5. Sede por conhecimento

A sede de conhecimento é importante se você é um novo funcionário, mas também é essencial que os líderes aprendam da mesma forma. Como gerente ou proprietário, é vital que você continue aprendendo sobre seu setor e seus interesses pessoais. O desejo de aprender pode lhe dar uma vantagem ao expandir sua empresa e gerenciar sua equipe.

6. Adaptabilidade

Ser capaz de lidar adequadamente com as mudanças torna qualquer líder mais eficiente. Isso significa que as várias variações de equipamentos, gerenciamento e modelo de negócios podem lidar sem grandes complicações. Realmente não me importo se alguém pode coordenar algo que já tratou antes e o que tem experiência; Estou interessado se eles podem dominar algo que nunca haviam vivido antes.

7. Insegurança

Embora seja importante para um líder tomar decisões e defendê-las, também é importante que ele adivinhe suas decisões em segundo ou mesmo em terceiro lugar. Um nível de insegurança permite que um chefe dê a cada decisão a investigação rigorosa necessária e os encoraja a consultar outros membros da equipe antes de acionar o gatilho. Embora paradoxal, a insegurança é uma característica essencial da liderança.

8. Humildade

Ser humilde através do seu sucesso é vital para mantê-lo fundamentado e ser uma companhia agradável. Deixar o poder chegar à sua cabeça não é atraente para um líder, cuja atitude se espalhará para sua equipe. Quando você reconhecer que todos no seu grupo são tão valiosos para o sucesso da empresa quanto você, você colherá os benefícios e promoverá a produtividade.

9. Simplicidade

A simplicidade ajuda você a se conectar ao seu dispositivo em todos os níveis. Se você é muito complicado, sofisticado ou elegante, pode não funcionar bem com o grupo. Eu gosto de ser simples, mas altamente visionário  e acessível. Realmente funciona para minha pequena equipe, pois eles podem me entender facilmente e permanecer conectados.

10. Bondade

Pergunte à sua equipe onde você pode ajudar. Se você contratou pessoas excelentes, pergunte a elas onde você pode fornecer recursos, perspectivas e ajudar a garantir que eles sejam bem-sucedidos. Alguns líderes não querem “sujar as mãos” ou fazer trabalho duro, o que pode criar ressentimento. Quando você está disposto a arregaçar a camisa, define um exemplo de colaboração e iniciativa que cria confiança e comprometimento.

11. Senso de humor

Ter senso de humor ajuda a superar situações difíceis e momentos estressantes. Isso ajuda você a construir um bom relacionamento e confiança com sua equipe, que o vê mais por quem você é do que por ser um “chefe” imponente. Das apresentações às reuniões da equipe, uso o humor para tranquilizar a todos e criar um terreno comum.

12. Introversão

Ao contrário de um erro comum, os introvertidos são líderes muito bons. Eles são razoáveis ​​e persistentes, e sua capacidade de analisar cuidadosamente cada situação às vezes pode trazer resultados incríveis. Além disso, os introvertidos preferem ouvir do que falar, o que significa que eles levam em consideração vários pontos de vista e dedicam mais tempo ao pensamento crítico.

13. Positividade

Muitos dizem que prefeririam ser realistas, mas praticar positividade é bom para os negócios. Se você é um líder negativo, esse comportamento se espalhará por toda a sua empresa como um incêndio florestal. As pessoas vão pensar que esse tipo de atitude é o que é preciso para ser um empreendedor de sucesso, mas isso está errado. Bons líderes irradiam positividade e incentivam sua equipe a apoiá-los, em vez de derrubá-los.

14. Entusiasmo

Você já teve um chefe empolgado com o trabalho que ele fez, independentemente do que era? Líderes entusiasmados são ótimos porque promovem uma atitude positiva, e esse tipo de comportamento é cativante. A boa energia é contagiosa e deixa todos de bom humor, para que estejam preparados para trabalhar com eficiência e incentivar outros a fazer o mesmo.

15. Estabilidade

Ser um bom líder requer uma combinação de boas características; Um recurso não é suficiente. Mas entre todas as qualidades, acredito que um líder deve ter estabilidade tanto na emoção quanto na paixão. Quando a empresa encontra dificuldades, o chefe é quem a multidão admira. Ser estável não significa ser teimoso. Ser estável significa que o líder, que é a base da empresa, está calmo em qualquer tempestade.

Fonte: Network de sucesso

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